Nesse dia 11 de julho de 2020, comemoramos 57 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado do Rio Grande do Sul, data tão significativa e especial para todos nós ferroviários, que sempre lutamos por justiça social, igualdade e dignidade para o trabalhador.
Uma data que nos lembra da importância da mobilização coletiva e da união das forças trabalhadoras. Uma data onde devemos parar e refletir sobre a nossa responsabilidade, enquanto ferroviários e cidadãos, para com as futuras gerações, diante de um país com instituições claudicantes e um sistema político arcaico.
Devemos ter em mente que cidadãos não se distinguem por covardia ou destemor, mas sim, por serem ou não convictos de seus ideais, e por acreditarem ou não em algo que lhes dê sentido e valor à vida. A coragem é fruto da certeza e o medo é conseqüência da duvida.
Para que alcancemos uma sociedade mais justa, mais igualitária, que propicie ao trabalhador e cidadão dignidade, liberdade, bem-estar e virtude, não podemos permitir que as nossas causas venham a sucumbir e que nossas bandeiras sejam rasgadas pelo tempo e pela falta de esperança.
Para tanto, faz-se imperiosamente imprescindível e necessário a sinergia da categoria com a entidade de classe, para que juntos e fortalecidos possam estabelecer na relação do capital e trabalho, o equilíbrio necessário que irá proporcionar a dignidade que o trabalhador e o cidadão tanto buscam.
Neste dia de extrema importância para todos nos ferroviários, celebremos nossa história de lutas e conquistas na defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários, que são a base fundamental para que tenhamos uma classe trabalhadora respeitada, humanizada, com esperança de um futuro melhor e com condições de sonhar e viver com dignidade.
Vida longa aos ferroviários e ao SINDIFERGS!
A Diretoria.